top of page
Buscar

Qual o seu tipo: A (tubarão) ou B (estrela do mar)?


ree

(Ilustração criada pelo COPILOT)

Você precisa estar sempre em movimento ou encontra conforto na quietude? Tubarões ou estrelas-do-mar?

Pessoas Tipo A e Tipo B

Cada pessoa tem uma forma única de se energizar e encontrar motivação, mas é possível identificar dois extremos: os que buscam estímulos no mundo exterior (Tipo A - tubarões) e os que encontram energia em seu próprio interior (Tipo B – estrelas do mar).

  • Tipo A: Essas pessoas sentem a necessidade de estimulação externa contínua para se manterem motivadas e energizadas. Elas prosperam em ambientes dinâmicos e cheios de interação, como festas, eventos sociais, viagens e atividades coletivas. Geralmente, são extrovertidas e gostam de estar rodeadas por pessoas. Podemos compará-las à maioria dos tubarões, que precisa estar sempre em movimento para "respirar" e continuar funcionando.

  • Tipo B: Já essas pessoas encontram sua força e energia em seus pensamentos, imaginação e momentos de introspecção. Elas se sentem bem sozinhas e tendem a ser mais introvertidas. Preferem atividades que exigem foco e concentração, como escrever, meditar ou trabalhar em projetos individuais. São como estrelas-do-mar, que se movem devagar, mas permanecem em paz e equilíbrio em seu ambiente.

Embora essas descrições sejam úteis para entender padrões de comportamento, a realidade é que ninguém é totalmente Tipo A ou Tipo B. Somos uma combinação única desses dois extremos, e nossos traços podem variar dependendo do momento ou do contexto. Por exemplo, uma pessoa pode buscar estímulos externos no trabalho, mas encontrar prazer e descanso na quietude durante os momentos de lazer.

Entender essas diferenças pode nos ajudar a respeitar nossos próprios limites e os dos outros. Afinal, não importa se você é mais tubarão ou estrela-do-mar – o importante é encontrar o ritmo que funciona para você.

(Revisão do texto: COPILOT)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
TESTE PROJETIVO: A OUTRA PESSOA É MEU ESPELHO

Quando olho fotos e vídeos de desconhecidos, não busco tanto quem eles “são”, mas o que despertam em mim — aquilo que projeto neles. Reparo na beleza, no sorriso solto, na feminilidade, no olhar para

 
 
 
A parceira amorosa ideal

A “parceira amorosa ideal”: um retrato funcional (não utópico) (Grande parte das características de uma parceira ideal também são aquelas de um parceiro ideal. Por isso, nesse artigo vamos usar a expr

 
 
 

Comentários


© 2024 por Dr. Ailton Amelio

bottom of page